terça-feira, 14 de junho de 2011

Brincadeiras/Dinâmica do encontro


Dinâmica do encontro

Está descrita abaixo um cronograma prontinho para ser seguido, timtim por timtim (ou com adaptações!), se assim você quiser... Com brincadeiras e o modo de prepará-las e dicas em geral! Divirta-se!!!

DINÂMICA 1

Acolhida e preparativos

Chegada das convidadas. Elas ganham um bilhetinho para escrever uma recomendação, um conselho para a futura mamãe (coisas do tipo: “Durma agora que depois não poderá dormir mais” ou “Esqueça todas as teorias que sabia sobre ser mãe: seu bebê vai lhe surpreender sempre!”). Peça para que escrevam seu nome no verso. A futura mamãe vai ter que adivinhar quem deu o presente através do conselho. Vale disfarçar a letra ou pedir para outra escrever o seu conselho.
Num outro papelzinho, as convidadas escrevem uma prenda. Os presentes vão sendo colocados num local específico, com os bilhetes. Reserve.
Cada convidada ganha 2 elásticos que são amarrados no pulso. É explicado a elas que é proibido falar algumas palavras: o nome da mãe e seus apelidos, mãe/mamãe, o nome do bebê e seus possíveis apelidos, bebê/nenê, menino/menina, filho/filha. É interessante afixar as palavras proibidas num cantinho do ambiente para eventuais consultas. Nas conversas em qualquer momento do chá, quem fala, perde uma pulseira. Quem escuta, ganha esta pulseira (quem falar e não tiver mais pulseira, tem que pagar uma prenda, quem tiver mais fitinhas no final, ganha um brinde). Essa dinâmica é legal, porque gera um jogo paralelo, ele meio que ganha vida, já que todas estarão “ligadas” em conquistar pulseiras para não ter que pagar nenhum mico...
Durante a preparação, sem que ninguém veja, lembre-se de colocar uma fralda (limpa, óbvio! rs...) ou uma chupeta, ou um bilhetinho colada embaixo de uma cadeira.

Deixe que todas as convidadas cheguem e “se espalhem”.... quando você perceber que todos estão à vontade (e quando a maioria chegou – normalmente de 40 a 50 minutos depois do horário marcado no convite)... pode começar!
ATENÇÃO: a pessoa que está conduzindo as brincadeiras terá que ter cuidado triplicado para não falar as palavras proibidas. Senão o feitiço vira contra o feiticeiro e quem acabará pagando milhares de micos é justamente quem inventou a brincadeira!

Hora das brincadeiras...

 A futura mamãe começa a abrir os pacotes... Ela tem que acertar de quem é aquela recomendação para poder abrir o presente. Tem 2 chances. Se não acertar, o pacote vai para um monte reservado – dá para fazer uma brincadeirinha e dizer que os que ela não acertar vão ser sorteado entre as convidadas...

Dos pacotes que voltaram ao monte, começa, então, o resgate de alguns deles. E quem resgata o primeiro deles é o papai, se ele estiver presente. Se não estiver, a madrinha ou a titia pode fazer esta tarefa. De olhos vendados, ele tem que colocar a fralda no bebê (bichinho de pelúcia). Se conseguir, ele pode escolher X pacotes para a “coisa” abrir (pode ser 1, 3 ou quantos você achar conveniente, tudo depende da quantidade de pacotes que ficou para trás). Só tem que tomar cuidado para não levar xixizada!
Para preparar essa brincadeira, você precisa de um bichinho de pelúcia ou uma boneca e uma fralda descartável (num tamanho que caiba no bicho!), uma venda e um borrifador com água... Quando o papai estiver tenso tentando trocar a fralda do “bebê”, borrife água nas suas mãos para assustá-lo, dizendo que o bebê fez xixi... rende ótimas risadas por parte de todos na sala!

 A próxima a resgatar pacotes é a Vovó (mãe da mamãe). Porque para ser vovó, tem que ser uma pessoa equilibrada... tem que dar uns bons conselhos para a futura “mommy” de vez enquando e para o netinho (e N outros argumentos que você encontrar na hora), sempre respeitando a autoridade da mãe (que essa é a parte mais difícil de ser avó! rs...), que vai conduzi-la através dos obstáculos. De olhos vendados, ela tem que passar por uma pista de caixas de leite OU garrafas de refrigerante, o que tiver à mão... – sem bater em nenhum.
Para preparar a brincadeira, espalhe as caixas aleatoriamente no centro da sala (de 10 a 12 está ótimo!), cuidando para que não estejam muito perto e nem muito longe umas das outras. Vende a vovó. O objetivo é chegar no outro lado sem derrubar nenhuma caixa. Quando a mamãe começar a falar: direita, esquerda, um passinho pequeno para frente e assim vai... retire as caixas do meio do caminho e deixe-o totalmente livre. Neste momento todos estarão rindo, mas naturalmente, as convidadas acabarão ajudando na ilusão de que a vovó quase bateu numa caixa ou fazendo interjeições de aflição... Quando a vovó descobre ao final da brincadeira que não tinha nada no caminho, a risada é dobrada!

Agora é a vez da Vovó (mãe do papai) conseguir presentes para o netinho. Ela tem que provar que confia na nora. Neste momento, você tem que fazer bastante alarde e ser bem teatral, com a conivência da mãe (bacana é combinar com a mamãe de que, quando for solicitada, confirmar tudo o que a pessoa que está organizando as brincadeiras diz). Diga que a mamãe treinou a semana inteira pra realizar a prova do ovo. E que está muito nervosa porque a prova é muito muito difícil. Mamãe confirmará!
Para preparar a brincadeira, você precisa de três ovos. O primeiro, você terá que preparar no dia anterior. Faça um furinho embaixo e deixe escorrer todo o conteúdo dele. Quando terminar de escorrer, lave bem com água corrente e depois lave com água sanitária ou álcool. Deixe secar bem. Bom, como o seguro morreu de velho, faça este processo em mais ovos, já que pode acontecer de um deles quebrar no meio do caminho e aí não dará mais tempo de organizar a brincadeira. Os outros dois são crus.
Na hora da apresentação da brincadeira, faça “terror” dizendo que a mãe treinou a semana inteira, que foi difícil, mas que ela acha que conseguiu dominar a técnica. Então fale que existe um experimento científico que comprova que a casca do ovo é uma das obras mais fascinante da criação de Deus e que, ao mesmo tempo é extremamente frágil, é extremamente forte. Fale que dependendo de onde se faz a pressão, no ovo, é impossível de quebrá-lo. E, que, se você pressioná-lo pela “barriga”, ele quebrará facilmente - se pressionar perfeitamente pelo eixo vertical (destaque a palavra “perfeitamente”, para criar uma ameaça), é impossível de quebrá-lo (essa regra não existe, mas só você sabe disso!). Então, conclua: “A tarefa da mamãe é bater o ovo “perfeitamente” na vertical, num ângulo exato de 90º na cabeça da sogra. Desta forma, ele não se quebrará. Se quebrar... bom... ainda assim está comprovado que a sogra confia na sua norinha querida!” Enfim. Os três ovos estão na vasilha, sendo que o mais abaixo é o ovo vazio. Você combina antecipadamente com a mamãe para ela pegar o último de baixo, não vá esquecer, senão isso vai virar briga de família! rs... Você pega o primeiro ovo e quebra-o, numa tigela, comprovando que todos são crus e que se você quebrar a resistência da casca, hermeticamente fechada, pela barriga, o ovo quebra. Pronto, está criada toda a atmosfera de suspense. Agora deixe a mamãe ser bem teatral... e poft! Estourar o ovo vazio na cabeça da sogra. Gritos, alivío e risadas gerais. Prova cumprida.

Só para não deixar passar em branco, a dinda também tem que mostrar que tem valor! E tem que mostrar para a mamãe que tem boa pontaria para colocar a chupeta na boca da criança para acalmá-la na hora da choradeira. Vamos lá?
Para preparar a brincadeira, imprima o desenho de um bebê numa folha, ou desenhe. Quanto maior, melhor. Desenhe também (ou imprima) uma chupeta e, nesta, cole uma fica adesiva dupla-face ou normal e dobradinho. Vende os olhos da madrinha e gire-a. Ela tem que ir tateando até chegar ao bebê e então, colar a chupeta no lugar certo. O papel da “torcida” é dizer para ela se está fria ou quente...

Se forem duas madrinhas, a segunda deverá provar que tem boa memória para guardar bem as recomendações quando for cuidar do afilhadinho... e para “detectar” com eficiência quando o bebê sujou a fralda! Onde está a sujeira? Para preparar a brincadeira, separe três fraldas descartáveis e em uma delas faça uma mancha marrom ou coloque um bilhete com os dizeres “Que cheirinho agradável aqui!”, ou qualquer coisa que inventar. Ela tem que acertar 3 vezes em cinco tentativas!!!

Cada convidada corta, agora, um pedaço de fita que julga correspondente ao tamanho da barriga da “gestante” e guarda.

Agora a própria mamãe vai conseguir alguns pacotes. Vamos brincar de mímica? Quem acerta as palavras, ganha um prêmio e um pacote para abrir. Dê três opções de escolha de palavras de cada categoria para a mamãe uma. A quantidade de categorias vai depender da quantidade de presentes que restaram na pilha. Sugestões são: itens do enxoval do bebê, ações feitas com o bebê, filmes ou desenhos com o tema bebê, e assim vai. Só tome cuidado: não se estenda demais. Neste momento você vai estar no limite entre a diversão e a enrolação. Uma palavra de cada categoria já basta, três categorias seria suficiente. E, se ainda tiver presentes para abrir... abra-os assim mesmo... sem ter que conquistá-los.

NA MANGA – Se você perceber que ainda há espaço para mais uma brincadeira... dê uma folha de papel e uma caneta para cada participante. Cada participante terá cinco minutos para escrever os nomes de itens para gente pequena. Vale roupas e acessórios. Ao final de três minutos, a pessoa que tiver o maior número desses itens ganha uma lembrança.
Uma outra brincadeira bacana, mas que gera um trabalho extra para os convidados, é pedir para que cada um traga uma foto sua de bebê. Todas serão colocas em um mural ou em cima de uma mesa e a mamãe deverá adivinhar quem é cada uma daquelas crianças. Cada X acertos é um presente (dependendo da quantidade de pacotes disponível). Rende muitos comentários, risadas e conversas paralelas!

Finalização das brincadeiras

Finalizando essa parte das brincadeiras, compare cada fita cortada pelas participantes com a barriga da mamãe e aquela que ficar mais perto, ganha um prêmio. E depois peça para que todas olhem embaixo de sua cadeira... Aquela que sentou na cadeira "premiada", ganha uma lembrancinha. 


Finalize falando um pouco sobre a mamãe e a expectativa da chegada do bebê e coloque-se à disposição (falando por todos os convidados) para qualquer eventualidade. Afinal, estarão presentes na sala as pessoas mais importantes da vida da mamãe, entre familiares e amigas. Fale sobre como é especial ter tantas pessoas em volta, e todas à disposição para proteger, cuidar, amar e dar muito carinho para mamãe e bebê.

Aí... já é a hora de servir a comida. Mas isso é outro tópico a ser conversado! (Não esqueça que a brincadeira das fitinhas e palavras proibidas acontece até o final do evento! Você deve ter visto que em alguns momentos citei “ganha uma lembrança”... pois bem... prepare uma coisa bem bacana para suas convidadas. Para 25 pessoas, 10 lembranças são mais que suficientes. Elas podem ser desde cartõezinhos de “Parabéns, você conseguiu!”, balas, chocolates ou pirulitos ou objetos e presentinhos mesmo. Vai da sua criatividade e do seu bolso.

DINÂMICA 2

Se você for xoxa para brincadeiras (como eu), provavelmente não vai querer nada disso para o seu chá e provavelmente você relutou até o final por não promovê-lo, com medo que alguém insistisse. Ou, decidiu que faria, mas que seria apenas um chá de fofocas, sem nenhum protocolo. Pois bem... é legal assim também, provavelmente é a sua cara. Mas que tal promover uma dinâmica que envolve todo mundo? Que tal um BINGO?

Quando as convidadas forem chegando e trazendo seus pacotes, sua ajudante já colocará um número em cada um e reservando-os no local apropriado. Na hora da brincadeira, cada convidada ganha uma cartela de bingo e uma caneta. Mamãe vai escolhendo os pacotes um a um (ou sorteia um número de uma sacolinha e o pacote com este número é aberto, ou ainda, os números não ficam vinculados com um pacote X, e sim, a mãe sorteia o número, todos marcam e qualquer pacote da pilha é escolhido para ser aberto) e vai cantando o número correspondente. Quem fizer uma linha ou uma coluna primeiro, grita BINGO e ganha uma lembrancinha (conforme já citamos acima). Lembre-se que depois de cada bingo você terá que trocar todas as cartelas. E assim quantas vezes for necessário – lembre-se de fazer várias sacolinhas com todos os números, cada vez que mudar a cartela, mude a sacolinha.
.
.
.



Dicas extras, que não pertencem às brincadeiras, mas à dinâmica do encontro são duas:


- Não esqueça de uma musiquinha bacana no fundo, para preencher o ambiente;
- Providencie um caderninho para as amigas deixarem recadinhos fofos para o seu baby! Isso será muito valioso no futuro! Lembre-se de guardar os bilhetinhos de recomendações (da brincadeira dos presentes) junto! :D

 Até o próximo tópico, que é a decoração, alimentos e bebidas e afins...

Nenhum comentário:

Postar um comentário